quinta-feira, 11 de outubro de 2012

"O que amarei se não for o enigma?"


Dream A Little Dream Of Me by The Mamas & the Papas on Grooveshark

* Esse título não é meu, é uma frase do De Chirico.

Sabe aquela fase da vida em que você só quer sobreviver longe de tudo o que faz lembrar a sí mesmo, longe de qualquer realidade, longe do mundo?
Aquelas horas em que não adianta, a vida encalhou no tédio sem fim, a coisa mais emocionante do seu dia é perder o ônibus pra ir trabalhar, chegar atrasada e levar bronca do chefe? Dias cinzas, sem paciência, chatos, nada fica bom (a não ser o pijama mais surrado, um filme de ficção, muita comida e coca-cola, edredom e distância da humanidade). Pois é... foi em dias assim que descobri "Os Espiões", livro do Luis Fernando Veríssimo. Eu sempre uso livros pra dar emoção a minha vida, já que não posso escrever um romance cheio de causos pra sonhar e viver na realidade, sonho com romances e causos de pessoas fictícias. rs (fazer o que né? nem tudo na vida são flores)
Coincidentemente o personagem principal, o narrador da história, também vive dias assim, uma vida assim, pra dizer a verdade, já que é frustrado na carreira profissional e praticamente um espectro dentro da própria casa (onde o único que ainda demonstra um pouco de afeição por ele é o cachorro, o Black). Editor desiludido, a única coisa emocionante em sua rotina é frequentar o bar do Espanhol as sextas, sábados e domingos, onde discute gramática, futebol e outras coisas tediosas com seus colegas de mesa.
Em mais uma manhã enfadonha de trabalho no início da semana, recebe um texto  todo misterioso para análise editorial, cheios de erros gramaticais, com carinhas em "O", corações como acentuação, e com uma história enigmática, cheia de confissões e a promessa de suicídio de uma tal de Ariadne, ele decide descobrir quem é a moça e uma maneira de salvá-la dessa ideia obscura.
E ai começa a envolvente, misteriosa trama e com aquele humor (que eu amo) do Veríssimo. Texto leve, engraçado, romance fora dos eixos e coisa e tal, ótimo pra quem ta querendo fingir que não ta vivo, tipo eu esses dias!
Pra quando a vida não tem mistério algum, é uma contínua linha reta e chata, um livro cai bem!
Agora vou lá voltar pra minha cama! rs Uma resenha bem feita sobre o livro vcs encontram no blog Jazz & Rock do meu colega Daniel.

Informações úteis:

Título: "Os Espiões
Escritor: Luis Fernando Verissimo
Gênero: Romance
Lançamento: 2009
Páginas: 142
Acabamento: Brochura
Editora: Objetiva / Alfaguara

Ludientediadacomavida##



* Queridos, nosso blog agora tem página no Facebook! Dá um curtir por lá ;D 

4 comentários:

  1. Quero comprar este livro pra mim! Luis Fernando Verissimo é um ótimo escritor!

    Bom feriado! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tem fases que são assim mesmo, mesmo que durem um dia acabam por ir embora como o próprio nome "fase" sugere.

    Fiquei com vontade de ler o livro e descobrir qual o destino de ambos. Beijão Ludi.

    www.eraoutravezamor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comenta aew! :)

leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...