quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sampa

Parque Trianon
Foto do meu querido amigo publicitário Rafael Manzarotto
http://vimeo.com/user7673929

Essa semana estava eu a curtir minha crise de ansiedade, devorando milhões de pacotes de Fini e bebendo litros e litros de coca-cola, quando me veio a ideia de fazer mais uma trilha e pegar outro carimbo no meu Passaporte de Trilhas de São Paulo (Pra quem não viu e\ou não conhece o passaporte, fiz um post sobre isso ano passado e até contei minha primeira trilha no início desse ano em outro).Estou entre duas trilhas, uma no Parque Estadual da Cantareira (não aquela do post do Aniversário de SP ,é no mesmo parque, mas uma trilha diferente--maior ahuahu) e outra no Parque Estadual do Jaraguá, duas opções mais próximas, (da pra ir de metrô\ônibus) vendo se arrumo companhia auahau... Me lembrei que a Adventure Sports Fair desse ano vai rolar esse mês de abril, do dia 18 ao dia 21, na Bienal Ibirapuera... Quem nunca foi e é de SP ou está por aqui, deixo a dica!
Não tem meia entrada (infelizmente, há anos espero a meia ahuahu), é meio carinho (R$17,00), mas da pra pegar muitas dicas legais, não só de SP, mas de roteiros turísticos do BR e do mundo. Foi lá que ganhei esse passaporte de trilhas. - O que compensou mto a entrada, na minha opinião! Fora que dá pra sentir o gostinho, sempre tem uma pista improvisada de ski, da pra levar uns tombinhos... e outras coisinhas tipo rapel.
E já que estou falando de atrações paulistanas quero falar do livro que caiu na minhas mãos esses dias e que achei muito fantástico: Dez Roteiros Históricos a pé em São Paulo !
Já disse uma vez e repito, não sei e nem gosto de fazer resenhas de livros, só deixo sugestões de leituras que acho interessante. Mas estou achando esse livro sensacional tanto na fotografia (tudo bem, não manjo muito disso) quanto no conteúdo, como é minha área (História) me sinto mais a vontade de falar. O livro tenta chamar atenção pra História de espaços em que as pessoas passam todos os dias mas mal se dão conta ou conhecem... eu mesma (e olha que sou da área hauahu) me surpreendi, passo todos os dias em frente a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, em frente ao metrô liberdade, sempre achei esse nome 'engraçado', mas nunca me liguei de pensar de fato no nome dela e o que ela representava. Era ali que ficava a forca da cidade e eram executados os condenados pela justiça até a pena de morte ser proibida no Brasil em 1855, ali do lado do meu restaurante japonês preferido... e eu nem me dava conta da História rodeando minha vida. (olha só como ela é linda, está em todas as partes hauahauh :D)
"São dez autores e olhares diferentes, dez histórias e formas de passear, cada um propondo uma maneira de conhecer a história e, sobretudo, um novo modo de olhar a cidade. Os textos são assinados por historiadores, arquitetos, urbanistas e escritores: Carlos Lemos (Centro da cidade), Cláudia Valladão de Mattos (Ipiranga), Fernando Bonassi (Mooca), Jeffrey Lesser (Liberdade), Michel Gorski (Avenida São João), Monica Musatti Cytrynowicz (Rio Pinheiros e Guarapiranga), Paula Janovitch (Galerias do Centro), Renato Cymbalista (os espaços da morte na cidade), Roney Cytrynowicz (Bom Retiro) e Silvia Ferreira Santos Wolff (Jardim América)." (trecho retirado do site Nossa São Paulo -dia 05-04-2012) 

Mais informações sobre o livro no site do Governo de SP ;quem ta afim de comprar... vi na internet numa média de R$30,00.
Achei bem legal os títulos indicados pelo mesmo projeto:
“Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo” 
“Santos e litoral: dez roteiros históricos a pé” (Santos, Guarujá e Bertioga)

“Roteiros históricos a pé próximos a São Paulo” (Santana do Parnaíba, Porto Feliz, São Roque – Sítio de Santo Antônio, Itu, Iperó – Fazenda Ipanema e Paranapiacaba)

“Roteiros a pé com crianças próximos a São Paulo” (Santana de Parnaíba, Itu, São Roque, Paranapiacaba, Fazenda Ipanema, Santos, Guarujá e Bertioga).


Espero que tenham gostado das minhas humildes dicas ;)

=*


4 comentários:

  1. sao paulo é a melhor cidade do mundo p´ra viver
    uhahsua

    eu acho né
    logo mais virada cultural e olha eu aqui de volta
    saudade?
    rsrrs

    esse livro eu verei em algum sebo
    bjos ludi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Aquiles, concordo e assino em baixo viu! Amo esse lugar aqui! hauahu :D

      Vc não está em sp??

      Então, sebo acho q é dificil, ele foi lançado há uns poucos meses... mas quem sabe? ele ta numa média boa, 30 e poucos, vale a pena o investimento!
      ;)

      Excluir
  2. Nossa Adorei!!!
    Essa história da Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados,NUNCA passaria pela minha cabeça que fosse literalmente isso .-.
    Preciso comprar esse livro, pois irei sair da monotonia de ir ao shopping como passeio hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahha é mto bom né?? eu imaginei que fosse por enforcados, mas n sabia q a forca da cidade ficava ali tb!

      Recomendo viu, ele é mto interessante ms!

      Excluir

Comenta aew! :)

leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...