terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Férias pedem livros!!

Nesse final de 2011 uma amiga me recomendou um livro: "A Trégua" de um escritor uruguaio chamado Mario Benedetti. Eu não o conhecia, peguei o livro sem muito entusiasmo, confesso , até porque ela não me fez uma propaganda muito longa. Disse apenas que eu iria gostar.
Ok, vou gostar? Sou tão chata pra gostar mesmo de um livro... mas a julgar pelo último que tinha lido não podia reclamar de sugestões... (pela falta do que fazer e tédio na atual circunstancia, juro rs, me permiti uma leitura fútil e me entreguei ao livro "A garota da capa vermelha", ok, acabei com a minha moral pra recomendar um livro né? Eu entendo, mas eu gosto muito de ler, então se começo algo é difícil deixar pra lá, e estava numa tarde tão chata na época em que estagiei 'quebrando um galho' numa biblioteca... que peguei e fui até o fim...se é que se pode dizer que esse livro tem fim, mas enfim, esse eu n recomendo, a menos que você goste de livros mal escritos que não tenham um final e tenham uma historinha bem boboca... huahau - voltando)
Pra levantar minha moral peguei o livro pra ler... ainda passando as tardes na biblioteca, esperando meu chefe colocar uma nova alma estagiária por la pra eu enfim poder voltar ao meu lugar (arquivo histórico), tava morrendo de tédio. Li a primeira página...Sem nem ao menos ler a sinopse da contracapa.
Um diário, escrito na primeira pessoa. Um homem chamado Matín Santomé, narrando seus preparativos pra se aposentar... (me pareceu interessante compartilhar do tédio com alguém, mesmo que esse alguém fosse um personagem fictício... continuei)
O cenário é Montevidéu, no fim dos anos 50. Ele é um viúvo, de 50 anos, pai de 3 filhos já formados, não se sente próximo de nenhum deles... fala bastante disso no decorrer das páginas. Se descreve como "apagado" e isso lhe cai muito bem, ele mesmo reflete sobre sua vida até o momento e não se percebe uma pessoa realizada, cheia de vigor, orgulhoso do que fez, do que passou, de como criou os filhos praticamente sozinho, mal percebia qual era a importância da figura da esposa em sua vida.
Mais do que cheio de tédio, ele está praticamente contando os dias pra se entregar a um ócio vazio que sua aposentadoria vai trazer. Ele está conformado em ser mais um solitário em Montevidéu , uma cidade moderna e fria, lendo seus jornais nas praças, tendo uma opinião silenciosa sobre a política uruguaia. (aliás tem bastante de política nessas linhas tão bem escritas, mas juro, nada chato, é um lindo romance na verdade).
Os últimos dias de Santomé no escritório de contabilidade vão passando... e então ele conhece uma moça de 24 anos, Avellaneda, que vai trabalhar com ele.
A vida cinza dele muda e vira uma delicada história de amor, e ele passeia não só por momentos com ela, mas também mergulha dentro dele mesmo, percebe muita coisa que antes não via.
E o tédio que ele sentia, que também nos fazia sentir ... vai dando lugar a novos sentimentos. Descobertas. E é tão bem escrito, tão envolvente que a gente vai se apaixonando com ele, percebendo esse novo sentimento com ele...
Não posso falar muito mais do livro, ele é curto, tem umas 180 páginas... e é lindo... e qdo fechei pensei: realista. Além do mais sou péssima em resenhas, e esse texto não tem a mínima pretensão de ser uma!
É simplesmente um lindo romance, eu amei. Amei com ele, confesso.
Fica minha dica de leitura para essas férias (ou pra quem não está de férias, para um momento de lazer, ele é tão bom, tão gostoso, que dá pra ler num sábado de ócio ;D )!
Também recomendo os poemas dele... Esse escritor ta ganhando meu coração viu... dei uma caçada na net em mais obras dele... deixo vcs com um poema que amei, quem sabe melhora a minha moral e vcs se animam pra ler "A Trégua"?
E já que estou no clima de dicas, quero deixar aqui a dica do blog da minha querida amiga Luana Arrais ( diz ela que é só mais uma "Silly Girl", mas é uma jornalista que le e fala sobre os livros que devora, e mto bem falado por sinal): Arrais book review ,bom gosto na leitura e mta dica interessante!!



A PONTE

Para cruzá-la ou não cruzá-la
eis a ponte

na outra margem alguém me espera
com um pêssego e um país

trago comigo oferendas desusadas
entre elas um guarda-chuva de umbigo de madeira
um livro com os pânicos em branco
e um violão que não sei abraçar

venho com as faces da insônia
os lenços do mar e das pazes
os tímidos cartazes da dor
as liturgias do beijo e da sombra

nunca trouxe tanta coisa
nunca vim com tão pouco

eis a ponte
para cruzá-la ou não cruzá-la
e eu vou cruzar
sem prevenções

na outra margem alguém me espera
com um pêssego e um país

(De Preguntas al azar – 1984-1985) Mario Benedetti

=*




34 comentários:

  1. Ah, e pedem mesmo! E vale a pena, não?

    ResponderExcluir
  2. e valem viu... esse ano li até q bastante... só n criei coragem p pegar um novo livro ainda, mas minhas ferias estão só no começo hehehe,
    obrigada pela visita!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Poxa, menine! Obrigada pela menção! ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Que é isso Lu, falei pq é bão msm =D
    bjooo

    ResponderExcluir
  5. Quero ler.
    Eu gosto de livros q descrevem uma vida monótona rs. Pois acaba me identificando facilmente rs.

    Agora vou procurar, quero muuito ler *---*
    Um Beijo
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que bom que eu não queimei meu filme hauhauh... Leia sim, ele é absolutamente lindo! Eu achei ele no 4shared, mas em espanhol, não sei se vc tem interesse, enfim...
    Mas a hora q o tédio dele acaba, é maravilhoso ficar apaixonada com ele viu!!! Espero que goste!! *se for ler mesmo, depois me diga o q achou! ;)
    =* obrigada pela visita heim!!

    ResponderExcluir
  7. Livros nos fazem sonhar, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  8. Verdade Lisette,
    quer coisa melhor do que sonhar com um bom livro? =D
    Obrigada pela visita!
    bjoo

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Já coloquei na minha lista! Obrigada pela dica, depois conto o que achei! Abração!

    ResponderExcluir
  10. Oi Thaynara,
    Obrigada pela visita ;) Sim,sim, espero que goste da leitura, esse livro é curtinho, mas é mto amável! Conta sim, vou ficar esperando!! ;)

    abraços!!

    ResponderExcluir
  11. Quando era pequena, chorava [mesmo!] olhando os cadernos das minhas irmãs porque queria saber o que estava escrito, por isso minha irmã me ensinou e comecei a estudar já conhecendo muitas palavras, depois que aprendi o caminho da biblioteca municipal, lá era o lugar que minha mãe tinha que ir me buscar todos os dias, eu ficava até fechar! Hahahaha
    Enfim, até hoje o que mais ganha de presente são livros, esperando uma bicicleta e lá vem uma coleção de Machado de Assis! hahahaha

    Mas então, sabe os meus livros preferidos [não só os que ainda não foram escritos hahah] são mesmo aqueles que nos fazem sentir exatamente o que a personagem sente sabe, como neste citado por voce, o tédio do cara passa para os leitores, acho fantastico. Adoro também situações de reviravolta, bem, só me resta procurar esse livro porque em 2012 quero ler muuuito pra variar! ;)

    Tambem estou explorando e adorando seu blog!!

    Beijo


    Vã.

    ResponderExcluir
  12. huahauah que beleza heim, sua mãe devia achar o máximo! Já eu fui me interessar por livros só na sétima ou oitava série... e assim mesmo, era um ano pra ler um! hauahuahau (que horror), hj tenho que viver em biblioteca pq faço faculdade de história e trabalho com isso hauahau, mas hoje também amo bastante a leitura!

    Humm então espero que vc goste da dica heim, pq eu sinceramente senti tudo o que o Santomé sentiu o livro todo, principalmente no final ahuaahu, eu amei esse autor, quero ler mais coisas dele tb!
    Se for ler "A trégua" me diga depois o que achou heim!?

    Obrigada Mulher Vã!! Fico feliz que esteja gostando!!! ;)

    bjosss e volte sempre, sempre!!

    ResponderExcluir
  13. aaaahhh Mulher Vã, exclui seu comentário sem querer!!! Desculpe!!! *falhas técnicas hauahuahu*!! Eu sempre vejo a hora, mas sempre me esqueço de arrumar hauahaahauau, vou fazer isso agora antes que me escape outra vez!!! ahuahauau OBRIGADA!!!! ;)

    ResponderExcluir
  14. Minha mãe ficava era brava porque dava a hora de ir embora e eu nem aparecia em casa!!

    Mas voce vai concordar comigo, a coisa mais chata do mundo é ter de ler "empurrada" né?! Mesmo pra quem gosta de ler, sempre tem umas leituras obrigatórias de curso que ninguém merece...
    -
    Sim, prometo fazer uma resenha lá no meu blog contando, ok!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  15. Pode me chamar de Vã só rs! De Vanessa hahahah!

    ResponderExcluir
  16. eita Oo ele não aparece pra mim Oo eu heim...efim...hauahauu.........
    Ok, Vã hauahu *tava achando desconfortável mesmo, poxa, pelo menos nas palavras não tem nd de vão não ahuahaua!

    kkkkk pelo menos ela podia ter certeza q vc tava em boa companhia, com livros hauahahau, se eu sumisse qdo era mais nova ,certamente tava aprontando uma das boas (agora tb né, só mudou o sentido da "arte" como minha mãe dizia: "menina arteira" ahuahauahu)!!

    É, isso é uma grande verdade, não tem nd pior que leitura obrigatória...ainda mais qdo o cara escreve que parece que era só pra ele entender, mais ninguém ahuahauah terrível, sempre tem!! hauhuahau Mas antigamente qq leitura pra mim era pavorosa, não me ensinaram direito a escolher meu gosto pra leitura, descobri sozinha meio tarde, mas antes tarde que nunca né??

    Eba, vou esperar a resenha!! *__* seu blog, já ta aqui na minha listinha de indicados e preferidos !!! :D

    ResponderExcluir
  17. Hey! Minha amiga acabou de indicar "primavera num espelho partido" do mesmo autor! Diz que é demais. Já leu?

    ResponderExcluir
  18. hummm ainda não, esse foi o primeiro livro que li do Mario Benedetti, mas procurei mais coisas sobre ele, tb vi sobre esse outro livro, e fiquei com vontade de ler tb, vou ver se compro qdo as contas de começo de ano me deixarem em paz ahuahauahau ;)

    vc deu uma olhada nos poemas dele? Eu amei todos!!

    ResponderExcluir
  19. Uhul! Acabei de comprar [porque só encontrei em espanhol pra baixar!! =O], mas foi uma pechincha! Só esperar chegar aqui no meu planeta hahaha
    Aí poderei ler. Aff, to com tanto livros na fila...depois da net!
    -

    Ainda não vi os poemas, apenas o que voce postou aqui, sinceridade não tenho sensibilidade pra poema não...mas sei apreciar sim!
    [isso virou chat hahaha]

    ResponderExcluir
  20. Uia, comprou qual dos dois??? *__*
    Pelo q vi na net não são caros não os livros dele!! *mas sou estagiária...aliás uma estagiária que acabou de fazer uma viagem que gastou o q n tinha e ainda vai ter faculdade pra pagar hauahaau

    ___se comprou o "primavera num espelho partido" vou esperar ansiosa e loucamente por uma resenha cara! hauahuahua
    *é, tb n sou lá grande fã da poesia, mas dele eu gostei viu hehehe

    *chat Mulher Gratis até as 23h - aproveite até as 23h hauahauah, depois paga!! kkk *q droga de trocadilho!! ahuahaah

    ResponderExcluir
  21. Comprei A trégua! R$10,25, achei um preço bão.
    Hm..podia ter procurado o outro também né!?
    Vou ver quanto sai os dois!!

    ps: Eu também sou uma recém-chegada de viagem e que ainda perdeu uma mala no caminho!!! O.o
    Hm, isso dá uma bela historia, já vejo!

    Ainda bem que ainda não são 23h! Hahahahaha
    A proxima rodada de drinks é por minha conta, voces dividem em cartão? hahah!

    ResponderExcluir
  22. Uia, eu achei a trégua por 17 e alguma coisa se n me engano...ja tinha achado barato ahauhaua, que blz heim!! As vezes vc acha o outro no mesmo lugar e ainda pega um desconto, ve ai!! \O/ Que blz (se n for bom vc me mata né?? ahuaahau)

    Vishi perder a mala é pior ainda... (a minha n tinha como perder, tava grudada em mim, a menos q alguém me assaltasse no albergue, mas se isso acontecesse ia ter até pena de mim hauahuahau
    Uhhuh adoro viagens que viram histórias!! A minha só virou um post cheio de dicas, ja viu? hehehe -- vc é de onde? Se não for de SC e não conhece ainda, veja o post, pode ter alguma utilidade ahuahaua

    Sim, aceitamos dividimos, e como vc é uma pessoa mto simpática, podemos abrir uma conta no seu nome, assim vc pode pendurar ahuahauahau!! *ou então paga ai em dinheiro que amanhã vou num Pub...continuar minha saga da cerveja perfeita e ai ja gasto la ahauhaauhu

    ResponderExcluir
  23. O espelho partido é bem mais caro, acredita?!
    Será que é melhor que a trégua??

    Ludi, tudo comigo vira historia, até uma ida na padaria hahaha
    Eu estava com uma mochila, uma mala e mais duas sacolas, perdi tres pares de sapato! ¬¬

    Sou do ES, conhece? Ainda não conheço SC, esse ano meu plano é ir em Curitiba que é pertinho, né?
    eu vi seus posts e achei muito lindas as fotos!

    Ok, vou pagar os drinks em moedas verdes! Hehehehe

    ResponderExcluir
  24. Hey, Já leu "O Rato"? Dá uma olhada nesse post: http://citricaedoce.blogspot.com/2009/05/menina-que-roubava-livros-x-rat.html

    E depois nesse: http://citricaedoce.blogspot.com/2009/06/pose-para-o-feriado.html

    ResponderExcluir
  25. Ishi, jura?? Não sei dizer, sei q a trégua é linda ahauahauah.... vou ver se acho na biblio que trabalho, mas acho q não tem não! De qq forma, fiquei com vontade de ler mais coisas dele, vou atras de qq maneira! ;)

    Aim que chato perder bagagem né?? Por mais que sejam sapatos, da pra comprar outros e tals, é mto chato... Pra começar bem o ano né? ¬¬'

    ES \O/ Ta na minha lista, vejo lindas fotos de la e tenho mta vontade, até pq n fica longe nem dificil de ir daqui de SP, qdo eu for, vou pedir umas dicas pra vc então heheheh
    Curitiba eu passei um dia la, almocei e continuei viagem pra Florianópolis...então não sei te dizer mais do que: é uma linda cidade. rs Conheci bastante curitibano nessa ultima vez que estive la em SC, são pessoas maravilhosas!
    Venha pra SP tb hauahau (vendendo o peixe), aqui tb é lindo ahuaauah --mas o povo tem um humor meio...negativo, por assim dizer hauahauhau!

    hauauah bele, mais verdinhas, mais cervejas = mais posts alcoolicos auahahau

    ResponderExcluir
  26. Aqui, eu estive em SP esse final de ano, mas a mala já tinha ficado pra trás em BH!
    Mas estava chovendo direto, não deu pra conhecer muita coisa...
    Só que deu pra perceber que os homens paulistas são bem safadeinhos! hahaha
    -
    Sim o ES é muito legal [trocando o peixe!], com um litoral enorme, pessoas um tanto reservadas mas há exceções, tipo eu! hahaha

    Acredita que tenho parente na BA e nunca fui lá?!

    ResponderExcluir
  27. *mals a demora, tava vendo house hauahaua
    **o Blog nunca teve tantos comentários *__* hauahuaha
    *** vou olhar os links, comento la, mas nunca li esse livro não, é bom??

    Ah então vc tava aquiii, tendeu!! Que pena, mas poxa, mesmo com chuva da pra ir numas baladas\bares\pubs muito legais, vc tinha era q estar com a companhia certa pra te levar nos lugares certos ahahau
    SIIIIM menina, esses são viu, por isso tenho um blog, pra contar as desventuras em que esses safadenhos me colocam (falou a santa né?? ahauauah), mas no fundo é divertido...tem mtos q n prestam, mas espero que existam os que prestam hauahuahuaahuahuahau

    Vou conhecer o ES, podes crer!!
    Nuss, BA ta na minha lista, to querendo ir pra ITACARÉ na próxima mochilada!! Pq n invade a casa da parentada?? parente serve pra isso ahuaahahu

    ResponderExcluir
  28. Hey Ludi, bom dia!

    Olha aqui:

    http://citricaedoce.blogspot.com/2009/09/voces-se-lembram-de-quando-troquei-o.html


    beijo!!

    ResponderExcluir
  29. "The rat" é o livro que marcou!

    Pena que não te conhecia ainda quando fui aí!!

    Lá em BA to querendo ir em praia de nudismo! U.u

    ResponderExcluir
  30. Oi Vã!!! Bom dia (tarde, pq acordo tarde qdo to de férias ahuaahu)

    Vamos ver seu link pra eu começar bem meu dia =D (obrigada!)

    *ainda não vi a sinopse do "Rato", mas ja descobri q tem na biblioteca do lugar que eu trabalho \O vou pegar qdo voltar de férias \O/

    Pena mesmo, dai a gennte fazia um tour pelos melhores bares daqui hauahau

    Uia, praia de nudismo, n sei se iria numa dessas, n sei se teria coragem, sou meio encanada com gente me olhando ahauha , será q é legal?

    ResponderExcluir
  31. *Entrando na sala...
    Hahahahahaha

    Oi Ludi!!!
    Ahn, então agora ta na hora de voce vir aqui, será bem vinda! ;)

    Que vidão heim, eu só tirei alguns dias de folga que já se foram =(
    E hoje os prazos da justiça recomeçaram então acabou a moleza!

    Eu já li seu post novo mas ainda não pude comentar lá, assim que der vou!

    Olha Ludi, ficar pelado em praia de nudismo é legal sim! Mas não tente fazer isso em praias 'normais', voce pode ser presa! E daí vai precisar dum advogado! hehehehehe
    Eu nunca fui, tenho curiosidade mas também rola vergonha, acredito que é só no inicio depois passa! hahahah
    Beeijo

    ResponderExcluir
  32. kkkkkkkk bate papo Mulher Grátis on huahauahu
    Desculpe só ver agora, hj tive q ver a cara da rua ¬¬ ahuaha mas ainda to de férias heheh
    Opa, vou sim, alguma recomendação de lugara especial??

    Vishi, uma advogada aqui no blog, que medo ahauahauahuuau

    *vou esperar o chat mudar pro outro post ahuahaua, se quiser add no msn do blog, fique a vonts, ta la nos contatos ;)

    HAHAHAHAHA RI ALTO AGORA!! Eu espero do fundo do meu coração não precisar de um advogado viu (nd pessoal hauahauhau)... mas tb bem pq n teria msm coragem de ficar pelada numa praia, a não ser que tenha passado MESMO dos limites alcoolicos ahuahuahauauahauauaahua
    *li seu post do "rato" humm, veremos então se é bom, só me resta seguir o conselho e ler \O/

    bjosss

    ResponderExcluir

Comenta aew! :)

leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...